“MONSTRO” DE LIXO E GORDURA ENTOPE ESGOTO DE LONDRES

A LIMPEZA LEVARÁ TRÊS SEMANAS E PRECISARÁ DE MUITA MÃO-DE-OBRA E MAQUINARIA

One of the biggest "fatbergs" ever seen in Britain, a ball of fat as long as three soccer pitches, is seen after it was found blocking a Victorian-era, east London sewer, in an image handed out by Thames Water

Uma notícia publicada esta semana pela Revista Veja e que um blog especializado em Recursos Hídricos e Saneamento Básico não poderia deixar de replicar. Problemas de entupimento nas redes de esgotos de nossas cidades, pelas mesmas causas, ocorrem diariamente, mas não nestas proporções – não estamos livres de algo semelhante acontecer por aqui. A principal causa de entupimentos de redes aqui no Brasil é o lançamento de óleo de fritura usado nas pias das cozinhas – uma típica família brasileira chega a descartar 2 litros de óleo/gordura a cada mês, hábito que está entre as causas de até 50% dos entupimentos atendidos pelas principais empresas de saneamento básico. Leiam:

Uma gigantesca massa formada por gordura, fraldas, lenços umedecidos, óleo congelado e outros resíduos humanos está entupindo os esgotos de Londres, na Inglaterra. O aglomerado de sujeira pesa cerca de 130 toneladas e se estende por quase 260 metros no subterrâneo do distrito de Whitechapel.

Segundo Matt Rimmer, diretor do departamento de resíduos da empresa Thames Water, responsável pela distribuição e tratamento de água de Londres, esta é a maior massa de detritos já encontrada na cidade. Serão necessárias cerca de três semanas para retirar toda a sujeira do local e liberar o esgoto.

“É um grande monstro e vai ser necessária muita mão-de-obra e maquinaria para a remover, porque é dura”, disse Rimmer ao jornal Telegraph. “É basicamente como tentar partir uma parede de cimento.”

Serão usadas mangueiras de alta pressão para quebrar a massa e aspiradores para sugar os pedações. Os resíduos depois serão transportados para uma área de reciclagem. O trabalho de limpeza, que foi iniciado nesta segunda-feira (11/09/2017), levará três semanas.

“É frustrante porque estas situações são totalmente evitáveis e provocadas pela gordura, óleo e banha que são jogadas nas pias e pelos lenços umedecidos jogados nos vasos sanitários”, afirmou Rimmer.

“Nós verificamos os esgotos regularmente, mas estas coisas se acumulam muito rápido e provocam problemas de inundações, porque o lixo cria um bloqueio para a água”, explicou o responsável. A empresa Thames Water gasta cerca de 1 milhão de libras por mês para limpar os esgotos da cidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s